Seja bem-vindo ao blog do Milan P.H Society Gravataí.
Hoje é

Idiomas

Portuguese Italian English Spain French German Russian Japanese Chinese Simplified Dutch Arabic Korean
www.facebook.com/milan.gravatai

terça-feira, 13 de março de 2012

[ Esquema tático ]

Táticas futebol society 7:

 Sistema 1-3-3  

  

Funcionamento 
A distribuição mais normal deste sistema corresponde a 1 goleiro, 3 zagueiros e 3 avançados. Existem dois zagueiros laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico do jogador . Existe 1 zagueiro central, que atua livre de marcação para facilitar as coberturas dos seus laterais. Os avançados são dois extremos encostados às linhas, com boa velocidade, boa capacidade de centrar na área e boa capacidade de finalização dos ataques. O avançado central de grande mobilidade na área e muita capacidade de remate. 
Vantagens 
•    Fácil e claro para explicar e desenvolver as funções de cada jogador
•    Favorece a amplitude e profundidade do jogo ofensivo da equipe
•    Potencia a realização de ações 1 para 1 nos avançados devido à grande distância que existe entre os colegas da equipe.
•    Atitude mais agressiva para recuperar a bola no início do ataque da equipa rival, pois os nossos três avançados estão situados muito próximo dos defensores contrários.
Desvantagens 
•    Excessiva separação entre linhas e entre colegas, em ataque, favorecendo a possibilidade do contra-ataque dos adversários.
•    Pouco escalonamento ofensivo, que provoca um jogo fácil de defender pelo adversário quando não se ganham as situações de 1 contra 1.



 Sistema 1-3-1-2  

  

Funcionamento 
Este sistema teve a sua origem no 1-3-3. O objectivo principal é repartir melhor o espaço, atrasando a posição de um dos avançados até ao meio campo, equilibrando a linha defensiva com a ofensiva.
Assim, temos 3 zagueiros, 1meia central e 2 avançados. Existem dois zagueiros laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico dos jogadores. O zagueiro central atua com grande sentido das coberturas, e dando início ao jogo de ataque.
Temos então, uma linha nova, ocupada pelo meia central, com capacidade para gerar o jogo ofensivo, bem posicionado, destacando-se por ser um bom distribuidor em curto ou largo, bom chute, facilidade de chegar à área e espírito de sacrifício para defender.
Os dois avançados terão de possuir grande mobilidade, facilidade de desmarcação, velocidade e alto nível de remate. Devem também colaborar no jogo defensivo de forma a dificultar o início do ataque adversário através da pressão sobre a bola. 
Vantagens 
•    Distribuição mais racional do espaço de jogo, permitindo um melhor escalonamento dos jogadores.
•    Redução das distâncias entre linhas de jogo e entre colegas de equipa.
Desvantagens 
•    Jogo excessivo pelo centro do terreno pois não dispõe de laterais com sentido ofensivo.
•    O meia central tem muito espaço a ocupar.
•    Exige um trabalho táctico maior para coordenar as acções coletivas, nos setores ofensivo e defensivo.



 Sistema 1-3-2-1  

  

Funcionamento 
Este sistema teve origem no 1-3-1-2, tendo como objetivo reforçar o meio campo, melhorando a distribuição do espaço e dos elementos nesse espaço de jogo.
Assim, teremos 1 goleiro , 3 zagueiros, 2 meias centrais e 1 avançado.
Existem dois zagueiros laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico dos jogadores. O zagueiro central atua com grande sentido das coberturas, e dando início ao jogo de ataque.
Dados que existem dois meias , um deles terá funções mais defensivas e o outro com funções mais ofensivas, jogando um ao lado do outro.
O avançado deverá ter muita mobilidade, grande facilidade para desmarcações de apoio e de ruptura, bom nível para jogar de cabeça, boa velocidade e grande capacidade de remate.
Este sistema oferece uma maior solidez defensiva ao permitir que os elementos estejam mais juntos no terreno de jogo. É mais semelhante com o futebol 11, com dois laterais que se incorporam no ataque, dois meias centrais com funções muito parecidas ao futebol 11, e um avançado que joga mais isolado. 
Vantagens 
•    Maior semelhança com o funcionamento táctico do futebol 11.
•    Melhor distribuição de espaços e elementos da equipe.
•    Melhora a eficácia defensiva.
•    Melhora a posse de bola pois não existem excessivas distâncias entre colegas.
•    Maior possibilidade de aproveitar espaços livres nos contra-ataques.
Desvantagens 
•    Em situação de ataque, podem existir poucas ajudas ao avançado se este sistema de jogo não estiver bem automatizado.
•    Exige um maior trabalho táctico para coordenar as ações coletivas.


 Sistema 1-4-2  
  


Funcionamento 
Este sistema teve a sua origem no 1-3-2-1, ao atrasar um meia central para a linha defensiva
Utiliza-se para aproveitar a afinidade com o futebol 11, especialmente em equipes de índole defensiva, ou perante equipas adversárias muito superiores.
Temos, então, 1 goleiro, 4 zagueiros  e 2 meias.
Os dois zagueiros laterais, com âmbito defensivo e ofensivo, permitem dar várias soluções de jogo, sendo que os defesas centrais atuam de igual forma ao futebol 11, isto é, com grande atenção às coberturas e dando início ao jogo de ataque, com boa colocação da bola, fortes no jogo aéreo e eficazes nos desarmes.
Um dos meias deverá ter funções mais defensivas e o outro funções mais ofensivas. 
Vantagens 
•    Maior semelhança com o funcionamento táctico do futebol 11
•    Maior solidez defensiva.
•    Muitas possibilidades de sair em contra-ataque.
•    Obriga a equipa contrária a chutar de longe muitas vezes, pois as zonas próximas da área estão bem ocupadas e defendidas.
Desvantagens 
•    Necessita de um grande espírito de sacrifício tanto para defender como para atacar.
•    Tem de estar muito bem treinado o escalonamento ofensivo e defensivo para permitir uma boa fluidez de jogo e a incorporação dos jogadores nas zonas de remate.
•    Existe o risco de perder a bola rapidamente e passar a maior parte do tempo a defender.


 Sistema 1-2-3-1  
  


Funcionamento 
Este sistema teve a sua origem no 1-3-2-1, ao adiantar um dos zagueiros para a linha de meio campo. Tem também grandes afinidades com o futebol 11, especialmente em equipas de características mais ofensivas, ou perante equipas adversárias muito inferiores.
Este sistema é uma boa aproximação para o 1-4-2-3-1 do futebol 11. Existe então, 1 goleiro, 2 zagueiros, 3 meiase 1 avançado.
Os zagueiros são dois centrais, com muitas capacidades para as coberturas, muito rápidos, com qualidades técnicas para iniciar o jogo de ataque, fortes no jogo aéreo e eficazes nos desarmes.
Os dois meias alas devem ser rápidos, com capacidades técnica e com facilidades de chegar à área contrária. O meia central deverá ter todas as qualidades de um bom organizador de jogo e bom posicionamento táctico.
o avançado deverá ser muito veloz, com capacidade de desmarcação, com qualidades para segurar a bola e possibilidade de fazer também trabalho defensivo. 
Vantagens 
•    Grande semelhança ofensiva ao funcionamento do futebol 11, permitindo manter a posse de bola e fazer a progressão até à baliza contrária.
•    Maior agressividade defensiva pois permite pressionar com 4 jogadores o início do ataque da equipa contrária.
•    Maiores possibilidades de conseguir gol ao recuperar um grande número de bolas no campo adversário.
Desvantagens 
•    Muito espaço livre entre os zagueiros e o goleiro. Exige um nível elevado de concentração pois necessita de uma grande intensidade de jogo.Um erro na pressão pode proporcionar facilmente um contra-ataque da equipa contrária com muitas possibilidades de gol, devido ao adiantamento das linhas de jogo ao tentar recuperar a bola.





Fonte e direitos reservados à Lamag futebol society de Petrópilis RJ 
Site http://lamagfc.wordpress.com/2010/05/28/taticas-de-futebol-7/

Local dos jogos: Ginásio de esportes camisa 13, rs 020, n° 3092, morada do vale 2, Gravataí.

Loading...